Seu corpo conhece a linguagem do sucesso?

Dr. Alessandro Loiola
 
Naqueles tempos de estudante universitário, em que a carteira só servia para carregar fotos 3×4 e teias de aranha, a saída mais freqüente para conseguir algum dinheiro era dar aulas como professor substituto. Apesar de minha experiência pedagógica na época ser pouco superior a de um jabuti, tentava compensar a falta de técnica com doses extras de esforço e dedicação.

Entre reuniões de pais e mestres, pautas, mortos e feridos, dar aula foi uma ótima escola. Quem ensina aprende duas vezes. E também era divertido, especialmente – e aqui desculpem o sadismo – por causa do dia de avaliação: enquanto entregava as provas com a cara mais séria desse mundo, naquele silêncio angustiante, tentava perceber quem tinha estudado e quem estava ali mais perdido que cachorro em final de feira. Tudo culpa da linguagem corporal.

A linguagem corporal diz muito sobre você, mais até do que você gostaria. O corpo é um fofoqueiro capaz de contar todos aqueles segredos que você fez questão de deixar em casa – como, por exemplo, o fato de não ter estudado uma linha sequer para a bendita prova. O modo como você se senta oferece uma informação rápida sobre seu estado de espírito: a coluna excessivamente ereta significa nervosismo (tem cola escondida na cadeira?); uma postura excessivamente encurvada significa falso relaxamento (esse vai colar com certeza!).

Anos mais tarde, reconhecer padrões de linguagem corporal provou ser uma habilidade valiosa.

– O senhor fuma ou bebe muito?

– Não, doutor, de modo algum! – responde o sujeito do outro lado, desviando os olhos e coçando discretamente o nariz, senha a clássica para "lá vem uma mentira cabeluda daquelas!".

Saber que o corpo está falando mesmo quando você está em silêncio pode fazer toda a diferença. Por exemplo, durante uma entrevista para um novo emprego. Sente-se e incline-se levemente para frente, passando uma imagem de firmeza e disposição.

Trabalho

De preferência, as mãos devem permanecer repousadas sobre o joelho ou sobre a mesa – mãos inquietas demonstram insegurança e possibilidade de mentira a qualquer momento. Gesticular pode lhe ajudar a construir idéias complexas, mas cuidado com o excesso de idéias complexas. Você está numa entrevista de emprego, não treinando Kung-Fu.

Durante a apresentação de um projeto que pode significar aquele salário dos sonhos, posicione-se com os pés alinhados com os ombros, nem muito abertos, nem muito fechados, jogue os ombros discretamente para trás e incline levemente o tronco para frente (acredite: é mais fácil fazer que descrever). Esta manobra faz com que o corpo permaneça sempre em uma posição mais ereta e confiante, mas se você exagerar muito, pode terminar com o aspecto do Pato Donald – e lá se vai a chance de aumento. Movimente-se um pouco para enfatizar pontos importantes, demonstrar dinamismo e evitar o tédio. Ficar parado, balançando o corpo para frente e para trás ou para os lados como uma torre de geléia, significa falta de competência e controle. Nunca corra para responder a uma pergunta e jamais, jamais!, interrompa ou complete uma pergunta do seu interlocutor. Na hora de responder, para despertar extrema confiança no seu ponto de vista, olhe firmemente nos olhos do outro enquanto faz sua afirmação. Mas atenção: a técnica olhos nos olhos e "Sim, meu amor, eu estava no trabalho até agora" pode não funcionar às 3 da manhã do sábado.

Paquera

A linguagem corporal também pode ser útil no mundo das conquistas amorosas. Para demonstrar sua disposição, olhe os lábios do outro enquanto conversa – esta é uma das formas mais fáceis para expressar interesse romântico.

Se estiverem sentados, imite a posição do outro dentro do possível, criando uma sensação de empatia, como se você fosse alguém de casa. De pé, evite ficar com as mãos nos bolsos (significam falta de interesse e nervosismo) ou de braços cruzados (atitude defensiva, você está se protegendo da chatice do outro?).

E sorria!

Sorrisos são molduras para personalidades positivas, amigáveis, entusiásticas. Quem não quer estar perto de alguém assim?

Seja no consultório médico, na escola, tentando um emprego ou um novo amor, vejo pessoas caindo em contradição ou perdendo grandes oportunidades porque não aprenderam que as palavras mais importantes muitas vezes não são transmitidas pela voz, mas pela atitude.

Será que seu corpo conhece a linguagem do sucesso?

 

retirado de:yahoo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s