Keane

Oi gente! Eu não disse que o Keane iria voltar a aparecer aqui???
Agora venho com a biografia da banda, para familiarizar aqueles que não a conhecem ainda…
Até a próxima!

Keane é uma banda inglesa, da cidade de Battle, East Sussex. A banda é formada por Tim Rice-Oxley, compositor e pianista, Tom Chaplin, vocalista e Richard Hughes na bateria. Eles tinham um guitarrista Dominic Scott, que deixou a banda em 2001. A voz de Chaplin, que canta freqüentemente em falsete, é uma importante característica da banda.

Eles citaram muitas influências, incluindo The Beatles, U2, Oasis, R.E.M., The Smiths, Radiohead, Queen, Pet Shop Boys e Paul Simon.

Tim Rice-Oxley e Dominic Scott foram os principais compositores da banda em seus primeiros anos. Quando Scott a deixou em 2001, Rice-Oxley tornou-se o principal compositor. Chaplin e Hughes davam contribuições menores (vocal e bateria). Rice-Oxley creditava a eles cada som, enquanto Keane participava num esquema similar ao do U2, onde o dinheiro era repartido entre os membros da banda.

O grupo foi formado por volta de 1995 por Tim Rice-Oxley (baixo, guitarra e vocal), Dominic Scott (guitarra e vocal) e Richard Hughes (bateria). Em 1997, Tom Chaplin (vocal e guitarra) passa integrar a banda. Nessa mesma época, adota-se também o teclado como um dos instrumentos. No ano seguinte, decidem se mudar para Londres. Em fevereiro de 2000 lançam o primeiro single, Call Me What You Like, e em junho de 2001, Wolf At The Door, ambos pelo selo Zoomorphic. Descontente com a falta de sucesso da banda e com diferenças musicais em relação a seus companheiros, Dom deixa a banda em 2001. Após o choque da saída do amigo e um tempo sem shows, em que “repensam” seu som, voltam aos palcos e, em dezembro de 2002, já sem nenhuma guitarra e com o piano (tocado por Tim) como instrumento principal, são convidados a gravar pelo selo Fierce Panda. O resultado desse encontro são os singles Everybody’s Changing e This Is The Last Time. Depois do destaque que esses singles obtiveram, a banda assina com a gravadora Island Records em setembro de 2003 e, em maio do ano seguinte, lança seu álbum de estréia, Hopes And Fears, que dá notoriedade mundial a esta singular e excelente banda. 2005 fica marcado como o ano de sua consagração, com as premiações Ivor Novello de Música do Ano para “Everybody’s Changing” e dois Brit Awards (Melhor Revelação Britânica e Melhor Álbum Britânico). O segundo álbum, Under The Iron Sea, foi lançado no dia 12 de junho de 2006 no mundo todo, exceto Estados Unidos e Canadá, onde o lançamento aconteceu no dia 20 do mesmo mês.

Discografia
Call Me What You Like – single (Zoomorphic), fevereiro/2000
Wolf At The Door – single (Zoomorphic), junho/2001
Everybody’s Changing – single (Fierce Panda), 12 de maio de 2003
This Is The Last Time – single (Fierce Panda), 13 de outubro de 2003
Somewhere Only We Know – single (Island), 16 de fevereiro de 2004
Everybody’s Changing – single (Island), 03 de maio de2004
Hopes And Fears – álbum (Island), 10 de maio de 2004
Bedshaped – single (Island), 16 de agosto de 2004
This Is The Last Time – single (Island), 22 de novembro de 2004
Live Recordings 2004 – EP (Island), 03 de maio de 2005
Bend And Break – single (Island), 25 de julho de 2005
Strangers – DVD (Island), 14 de novembro de 2005
Is It Any Wonder? – single (Island), 29 de maio de 2006
Under The Iron Sea – álbum (Island), 12 de junho de 2006
Crystal Ball – single (Island), 21 de Agosto de 2006

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s