Depois de passar bastante tempo longe do blog, volto com um post sobre um apanhado de propagandas que achei nas minhas perambulâncias pela internet:
encontramos nos meios de comunicação em massa os mais variados tipos de ideia para divulgação de produtos e serviços. Nem sempre a publicidade é boa, mas quando a ideia é bem trabalhada…..encontramos isso:
1 – A hunter Shoots a Bear
Nesse comercial, o espectador é convidado a reescrever a história da forma que mais gostar: basta escrever uma palavra (em inglês) no campo indicado pelo caçador e ver o que acontece.
2 – Push to add drama
O canal fechado TNT criou um comercial cinematográfico para promover o lançamento do seu canal HD na Bélgica: abusou da curiosidade dos transeuntes da Flemish Square, colocando um grande botão vermelho abaixo de uma seta com a frase “Aperte para adicionar drama”, e deixou a história correr naturalmente. O resultado foi tão bom que, segundo a reportagem da revista Exame on line, em menos de uma semana após ser publicado no YouTube, a propaganda já passava de 21 milhões de visualizações e 3 milhões de compartilhamentos, tornando-se a segunda mais vista da história. No 25 th European Festival of Creativity Eurobest daquele ano, foi ganhador de nada menos que 8 prêmios, além de ganhar mais 9 Leões no Festival Internacional de Criatividade em Cannes (incluindo cinco de ouro). Esse realmente foi muito bom!
E, tem mais: fizeram continuação!
3 – Pegadinha da Lg em entrevista de emprego
Para promover a sua TV Ultra HD 84″ e demonstrar que de fato a imagem do aparelho – que usa a tecnologia IPS – é ultra realista, a empresa forjou uma sala de escritório no Chile, onde ocorreria uma entrevista de emprego; no lugar da única janela da sala foi colocada uma TV de alta definição que simulava o ambiente externo de forma normal. Contudo, ao decorrer da entrevista, o candidato via a chegada e o impacto que um meteoro gigante e com isso a Lg provava que sua tecnologia realmente é convincente.
Não se sabe se o comercial foi encenado ou não, mas de qualquer forma tem agradado os internautas e consumidores da marca. Postado na noite do dia 3 de setembro, já tem mais de 300 mil visualizações no YouTube.
4 – Lg em elevador
Numa outra pegadinha, o chão de um elevador é substituído por televisores que levam a pessoa a acreditar que o chão está de desfazendo:
5 – Conscientização da Volkswagen
Ano passado a Volks fez um comercial de conscientização para as mulheres que se maquiam enquanto dirigem: a proposta, baseada em um famoso canal do YouTube que, através de vídeos tutoriais, ensina como mulheres podem se maquiar, aproveitou a audiência deste famoso canal (com mais de 180 mil assinantes e mais de 26 milhões de views), para impactar este mesmo público. Conseguiu nãoo só impactar, como também levou o mais almejado prêmio de Cannes: na categoria de Cyber, faturou o Leão de Ouro.